sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Desfralde - Como limpar o xixi do sofá/colchão

Quem me segue nas redes sociais, viu que tivemos um pequeno (grande) acidente de desfralde aqui na quarta-feira.

Depois de ter feito xixi no vaso, o lindão colocou a roupa, subiu no sofá (que estava sem o plástico preventivo) pra brincar e.....veio um dilúvio!! O estrago só não foi maior porque consegui tirar ele dali e colocar no chão, onde a maior poça se formou!

E o sofá ficou assim

Depois que postei essa foto no Face e no Insta, recebi muitas mensagens e emails de mães querendo saber como limpei a bagunça. Então achei bacana fazer um resumo aqui de todas as técnicas que conheço e que já testei ou tenho amigas/clientes que testaram e aprovaram (essas técnicas valem tanto para o sofá quanto para o colchão):

1) Sobre esse fato especificamente, fui procurar o álcool que usei quando ele molhou a cadeira do carro e não achei (acabou e eu não percebi), daí, o jeito foi improvisar: peguei o Veja junto com uma escova macia e uma toalha e fui à luta (detalhe: lindão ajudou em tudo, pra ter trabalho mesmo com o escape, como comentei no primeiro post sobre desfralde).
Coloquei a toalha por cima e deixei que ela fizesse a absorção do excesso sozinha (se vc apertar pra tentar ajudar, pode fazer com que o estofado absorva ainda mais o xixi). Quando estava mais seco, joguei o Veja na mancha e esfreguei de leve com a escova macia. Deixei secar com um ventilador bem de perto a noite toda.
Resultado, amanheceu sequinho, sem manchas e sem cheiro de xixi. Deu certo a invenção.

2) Como comentei no tópico 1, quando ele fez xixi na cadeirinha do carro, usei álcool pra limpar, mas não sozinho. Foi uma mistura de álcool e vinagre em partes iguais. Coloquei num borrifador, apliquei no tecido e deixei secar no sol. Foi ótimo! Na falta do sol, vale usar um secador de cabelo também. O calor ajuda na evaporação. Se não tiver o borrifador, aposte em um pano pra aplicar.

3) Dica da leitora que com certeza vou tentar: tira o excesso do xixi com uma toalha e, depois, aplica talco por cima e deixa secar. O talco tira toda a umidade e ainda deixa um cheirinho bom. Quando estiver tudo seco, é só bater pra tirar o excesso.

4) Dica de uma seguidora do Insta: coloque uma toalha ou papel absorvente por cima e deixe sugar o excesso do xixi. Depois, cubra a mancha com bicarbonato de sódio (o pó absorve o odor e ameniza a mancha). Espere 30 segundos e escove com uma escova macia ou de dentes velha.
Se a mancha não sair por completo, faça uma pasta com uma colher de sopa de bicarbonato pra meia colher de chá de água e deixe sobre a mancha. Depois de 20 minutos, esfregue novamente com a escova macia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário