segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Cistos de Retenção de Esmegma

Nome estranho, né? Mas para as mães e pais de meninos, esse termo passa a ser bem comum. Trata-se de uma ou mais bolinhas que aparecem no pipi do bebê. Elas podem ser pequenas ou grandes.

Mas por que essas bolinhas aparecem? Acontece que o pênis produz uma secreção natural desde o nascimento e por toda a vida do homem. Essa secreção é necessária para a saúde do pipi e, na vida adulta, para facilitar a penetração. É o esmegma.

O esmegma é produzido por glândulas que se localizam na base da cabeça do pênis (em alguns homens, elas são bem visíveis, mas na grande maioria das vezes, são muito pequenas para serem percebidas). A produção do esmegma não pára e, como os meninos nascem com a pele do pênis cobrindo todo o órgão, pode haver um acúmulo (já que a secreção não tem para onde sair, digamos assim). Nisso, ela acaba formando essas bolinhas ao longo do pipi.

Muitos pais ficam assustados, achando que se trata de pus ou cistos, mas não se trata de uma infecção. É importante falar com o Pediatra, claro, pra confirmar o diagnóstico, mas depois de confirmado, o único cuidado é continuar caprichando na higiene durante o banho (abrir a pele até onde ela vai e lavar com água e sabonete). Em alguns casos, pra prevenir infecções, o médico pode receitar uma pomada antibiótica.

O esmegma é absolutamente saudável e necessário (inclusive, ajuda a descolar o prepúcio da glande).

Conforme a pele for se abrindo, o esmegma vai saindo.

Meu baby teve 2 episódios e na primeira vez fiquei bastante assustada, achando que eram cistos. Na segunda vez, no lugar de pequenas bolinhas, formou-se uma grande e única.....estamos tratando e ela já diminuiu bastante, uma vez que a pele vem se abrindo mais a cada dia.

Pois é!! Ser mãe e pai de menino é uma grande aventura...hehehe

35 comentários:

  1. Informações bem esclarecedoras. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado!!! Foi a melhor explicação que encontrei, afinal eu e o papai estávamos bem preocupados.. Estamos mais aliviados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudei vocês!!!
      Bjsssssssssssssss

      Excluir
  3. Obrigado! melhor explicação que encontrei também. Estava bastante preocupado mas de qualquer forma vamos ao pediatra. Mas estou receoso pois acho que o pediatra forçou muito puxando o pintinho dele, a Minha esposa é Alemã, e consultando pediatras de lá parece que esse procedimento de puxar a fimose não é comum antes dos 2 anos. Meu pediatra faz isso desde pelo menos 1 mês, e agora surgiu um bolha branca, como de pus. Espero que seja esmegma e não prejudicial a ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriel! que bom que ajudei vocês.
      Sempre é melhor levar ao Pediatra pra confirmar mesmo. Vocês estão certíssimos. ;-)
      Abraços

      Excluir
  4. Acabei de encontrar essa bolinha no meu filho de 3 anos e meio fiquei desesperada agora tô ficando um pouco mais calma

    ResponderExcluir
  5. Que alívio pois também encontrei no meu filho de 2 anos e 9 meses, fico mais tranquila agora até a consulta...Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te ajudei, flor!!
      Bjsssssssssss

      Excluir
  6. Muito boa explicação ! Era a minha duvida de mamãe de menino👍👍

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. Obrigada, Livia!!
      Que bom poder ajudar!
      :)

      Excluir
  8. Muito obrigado! Ajudou bastante e me tranquilizou muito!

    ResponderExcluir
  9. Eu tb adorei a explicaçao, meu bebe tem 1 aninho e percebi que ele tava com isso desde os 8 meses levei a pediatra e ela falou que era normal pois era a formaçao, mais dando banho hoje percebi uma macinha saindo e quando fui ver vi um cisto,mais com essa informaçao fico maid tranquila, obrigado por levar essa experiençia para nos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico super feliz em poder ajudar ;)
      Bjsssssssssss

      Excluir
  10. Oi querida, meu filho tem 2 anos e apareceu dois dessas bolhas, só que a única forma dela sair é só lavando, demorar pra ela sair?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bianca. É isso mesmo. Vai tirando no banho, pois a água ajuda a amolecer. Demora um pouco pra sair, porque vai conforme a pele sede.
      A cada banho, puxe a pele só até onde ela vai (sem forçar) e tire o excesso.
      Bjsss

      Excluir
  11. Ola. Meu filho tem 3 anos. Hoje ele acordou reclamando que o pipi tava doendo.
    Fui olhar e percebi que estava inchado e vermelho.
    Pode ser esmigma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tatiane.
      Pode ser sim, mas é preciso levar o pequeno ao Pediatra, pois, como está doendo,pode haver alguma pequena infecção. Só o esmegma não causa dor ou desconforto....

      Excluir
  12. Melhor explicação mesmo!

    ResponderExcluir
  13. Olá. Meu bebê tem 1 ano e 9 meses. Estava com essa massinha branca. A pediatra sempre me alertou q era sebo q iria sair. Porém foi ficando maior na ponta do pipi até q ontem eu vi q começou a sair. Como se fosse uma espinha. Achei q sairia pelo canal do xixi, mas não. Se eu passasse o algodao sem apertar, saia mais. Preferi não mexer. E limpava varias vezes ao dia. Foi drenando sozinho. Ate q hj amanheceu quase sem nada. Porem qdo fui limpar, onde estava com a abertura q saiu o sebo, começou a desgrudar, sem eu fazer força. Meu bebê não chorou, não resmungou nem nada. Mas tá de um lado só, e só um pouco. Me desesperei achando q machucou. Será q é assim mesmo? Vai abrindo aos poucos assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana!
      É assim mesmo..o esmegma ajuda a desgrudar a pele do pipi.....e ela vai desgrudando por partes.....pela sua descrição, começou o processo de deslocamento da pele do seu bebê...ótimo sinal!!
      Bjssssssss

      Excluir
  14. O esmegma, como foi dito, é importante para a saúde da cabeça do pipiu tanto de meninos como de homens. Por isso deve ser evitado a retirada da pele, ou prepúcio, pois sem este o esmegma não se forma. Só deve ser retirada a pele em caso de fimose.

    ResponderExcluir
  15. Nossa que explicação fantástica, eu Papai e Mamãe ficamos muito preocupado, agora estamos bem tranquilos, mais vamos levar tbm n pediatra, somos país de um casal de gêmeos e cada dia aprendemos um pouquinho, Que Deus abençoe vc é toda sua família. Obrigado

    ResponderExcluir
  16. Eu não sabia nem como descrever no Google, tudo que escrevia os resultados da pesquisa não tinha nada haver. Até que de tanto oração e desespero eu achei seu post e me parece que é exatamente o que está acontecendo com o meu bebê de 7 meses. Confesso que estou mais aliviada, pois é algo novo ( na verdade tudo é novo, mãe de primeira viagem) rsrs.Estava tão aflita que não estava nem conseguindo dormir. Amanhã levarei ele ao pediatra, mas estou mais tranquila agora. Obrigada por compartilhar sua experiência conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muuuito feliz por ter ajudado!
      Bjsssssss

      Excluir
  17. Encontrei uma bolinha no meu filho e fiquei muito nervosa, levei ao pediatra e ele pediu uma ultrasson, estou na espera. Mas agora estou bem mais calma e confiante. Obrigado por compartilhar essa informação super importante.

    ResponderExcluir
  18. Apareceu tipo uma veia no penis do meu filho, e nessa veia saía uma massinha branca tipo espinha.

    ResponderExcluir
  19. Obrigada!! Adorei a explicação.... Realmente ser mãe de menino é uma aventura adorável!! Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  20. Quero agradecer por ter pessoas como vc que postam experiencias, nos foi muito util, pois meu carinha tem dois anos e tem uma grande...fiquei muito preocupado até agora...obrigado mesmo

    ResponderExcluir
  21. Explicou melhor que duas médicas que consulto meu filho hj e remarcou para outro pq elas não sabe se e esmegma , infecção ou tumoração mas está do jeito que vc explicou la em cima só que a pele dele é muito grudada

    ResponderExcluir
  22. Oiii, boa noite fui perceber agora, meu filho tem 2 anos e 7 meses... E reclamou de dor no pipi ... Quando fui verificar tinha uma massinha ... Achei que era sujeira... Quando fui limpar ele disse que doía ... Ou seja essa massinha não pode ser retirada assim pq além de tudo que foi explicado. Tbm doi !!! Eu estava preocupada ... Muito mesmo, mas depois do post fiquei melhor! Agradeço .

    ResponderExcluir